quarta-feira, 1 de abril de 2009

Novas TIC's e o educador moderno


Ensinar com as novas mídias já é uma revolução, quem poderia imaginar em mudar os paradigmas convencionais do ensino que mantêm distantes professores e alunos. As intermináveis aulas lidas tipo perguntas e respostas, os clássicos caderninhos amarelos contendo anotações dos professores ou mesmo aquele quadro negro com giz. Pois é aconteceu no mundo globalizado, onde o acesso ao conhecimento é irrestrito e ao alcance de um click. A informação tornou-se moeda de maior valor para a sociedade conectada. Atualmente nossos educadores têm que estar acompanhando as mudanças e se adaptando, saber o básico de informática é fundamental para o avanço da educação. Hoje podemos afirmar que estamos construindo o conhecimento de forma democrática e de livre acesso. A verdadeira construção do conhecimento se dá através de uma troca, de uma relação dialógica, ou seja, através da interatividade com os outros e com o mundo. A demanda por profissionais cresce a cada dia para atender ás exigências de um mundo em mudança aceleradas e com menor disponibilidade de tempo e espaços formais para a educação. Essa transposição tecnológica avança a largos passos, as novas TICs têm um grande potencial e está trazendo importantes mudanças à educação.
A Interatividade entre Professor e Alunos é essencial, visto que a capacidade de acesso a informações dos alunos é imensa e quase que instantânea. O profissional da educação terá que estar preparado, caso contrário será refém de sua ignorância virtual. Com alunos fazendo uso da tecnologia o professor terá como tarefa principal a capacitação para tal.
Certamente serão necessárias mudanças e transformações das práticas pedagógicas, inovando durante a caminhada. Democratização do acesso ao ensino fazendo uso das novas tecnologias certamente não é modismo e canhinha para a consolidação deixando o patamar de tendência a fato, isso ocorre não apenas na área de educação, mas em todos os setores da vida social, econômica e política das sociedades, qualquer que seja seu estágio de desenvolvimento.
Com as Novas TICs estamos vivenciando a era da Pedagogia Transformativa e a educação se afastando cada vez mais dos modelos Tradicionais de Educação Bancária, estruturais reprodutivas, criticada severamente desde os anos 80 importantes educadores entre eles Paulo Freire. Agora cabe a nós profissionais a qualificação e aprendizagem de tecnologias inovadoras e facilitadoras.